Para que servem as aulas de musicalização para crianças?
As aulas de musicalização têm por base a experiência sensorial da criança, ligada à motricidade, como reclama a fase infantil, em vez de processos racionais, que mais valem aos adolescentes e aos adultos.
A aula de musicalização tem por objetivo despertar na criança o interesse pela música, fazendo-a sentir a beleza musical, e a desenvolver, intuitivamente, sua percepção de ritmo e de audição.
Se a música é movimento, o principiante, especialmente a criança, a sentirá melhor se ela própria tomar parte do movimento. As aulas de musicalização visam desenvolver alguns objetivos específicos da área e que ajudam nas demais áreas. A saber:
- Estimular ao máximo a participação ativa, física e mental da criança, fazendo-a
viver intensamente a música. - Estimular a atividade criadora da criança, animando-a a inventar ritmos e melodias.
- Associar imagens e sensações através de processos espontâneos, os quais
permitem apurar a audição e o senso ritmo da criança. - Desenvolver e estimular a disciplina nos estudos, assim como a atenção e a
concentração. - Desenvolver e estimular a disciplina de forma que o despertar do ouvido rítmico,
melódico e harmônico, passa a auxiliar no processo de atenção, compreensão e
fixação de idéias. - Entoar intervalos melódicos.
- Estimular a coordenação motora visando às habilidades para tocar um instrumento.
- Estimular as diferenças no campo visual.
- Relacionar sons e símbolos.
Na aula de musicalização, o ensino se faz através de atividades de conjunto, estimulando desta forma, o espírito de coordenação, responsabilidade, ao mesmo tempo que estimula a criança a voltar-se para si própria, para seu interior e a conhecer o outro.
Por Clises Marie Carvajal Mulatti – Certificate in Piano Pedagogy with Suzuki Emphasis, Holly Names College, CA, USA. Cursos da Pedagogia Dalcroze, The Julliard School, New York-USA com Bob Abramson; Institut Jaques Dalcroze, Geneve-CH; Longy School of Music, Massachusetts, USA com Lisa Parker; Dalcroze Workshops at Carnegie Mellon University, Pittsburg, Pennsylvania-USA, com Marta Sanchez. Cursos com Iramar Rodrigues, professor do Instituto Jaques Dalcroze, Genebra, realizados em São Paulo, Brasil.
Professora de Piano, Piano Suzuki e Curso de Jogos e brincadeiras musicais Tom sobre Tom – Escola de Música.