Dalcroze – Momento I
Quero hoje falar sobre uma das Pedagogias que mudaram a minha vida profissional à alguns bons anos atrás.
Hoje falarei sobre a Rítmica de Dalcroze – um pouco sobre o homem que a idealizou, e outro tanto sobre o seu pensamento.
Emile Jaques Dalcroze nasceu em Viena, Áustria, em seis de Julho de 1865. Em 1875 sua família mudou-se para Genebra, Suíça – Jaques-Dalcroze terminou a escola secundária e iniciou os seus estudos musicais.
Complementou seus estudos em Paris, e revelou grande talento para composição. Jaques Dalcroze também escreveu músicas que tornaram-se populares em toda Suíça Francesa.
Atividades
Contratado como professor de harmonia do Conservatório de Genebra, sua principal atividade tornou-se a pedagogia .
Motivado pela deficiência auditiva e rítmica de seus alunos, suas observações o levaram a vislumbrar a possibilidade de uma forma de ensino com um toque de conhecimento cinestésico em música a ser considerado.
Depois de demonstrar o seu método em conferências, ele abriu sua primeira escola em Hellereu, perto de Dresden, Alemanha em 1910.
Iniciou-se a Primeira Guerra quando ele estava em Genebra. Jaques Dalcroze juntamente com muitos outros artistas conhecidos, assinaram uma carta protestando o bombardeio alemão contra a Catedral Saint Reims, e os alemães não mais permitiram que ele voltasse a sua escola em Hellerau.
O Instituto Jaques Dalcroze
O IJD, como é conhecido em Genebra, foi fundado em 1915.
Ali, Jaques Dalcroze continuou ensinando, compondo e realizando a suas experiências em educação. O seu método espalhou-se por todo o mundo, e ainda hoje o Instituto Jaques Dalcroze transmite seu legado de vida.
A Rítmica de Dalcroze
Conhecida internacionalmente a Rítmica de Dalcroze é o treinamento rítmico musical através da experiência corporal.
Emile Jaques Dalcroze adotou o princípio que música e movimento, são relacionados com um axioma grego, que afirma que música e movimento corporal são uma coisa só, inseparáveis.
Baseado em um estudo intensivo e experimentação, ele concluiu que o corpo é o instrumento natural para o estudo do ritmo, desde que os ritmos que animam o nosso corpo (exemplos: batidas do coração, respiração, o caminhar, etc…) possam ser diretamente conectados com os ritmos em música.
O método Dalcroze enfatiza repetidas vezes a importância de prover o aluno com experiências musicais como pré-requisito para o conhecimento musical.
É o processo de educação do corpo para lidar com todos os problemas rítmicos encontrados em música. O uso do movimento e o modo em que isto é relacionado ao rítmico musical é no método Dalcroze, diferente de todas as outras abordagens para o estudo da música.
Em todos os estágios e em todos os níveis do desenvolvimento, o movimento corporal está relacionado à música. Todos os músculos estão envolvidos no despertar e no desenvolvimento da consciência rítmica.
Esta é a essência do trabalho: em Dalcroze, todo o corpo é treinado a responder e a resolver problemas rítmicos.
“… o ganho do ritmo musical não é somente uma paixão mental; é física na essência. Por meio de movimentos de todo o corpo, nós podemos equipar-nos mesmos para executar ritmos”. Jaques-Dalcroze, Emile, Rhythm, Music and Education, p.50, G.P.Putnam´s Sons, The Knickerbocker Press, New York & London, 1921.
No meu modo de ver, a educação musical deveria basear-se por completo na audição, ou melhor, na percepção do fenômeno musical – mediante o ouvido que se acostuma a captar as relações entre notas, tonalidades e acordes, e mediante o corpo inteiro, por meio de exercícios especiais, iniciando-se pela apreciação da rítmica, da dinâmica e dos coloridos agógicos da música.” (Émile Jaques-Dalcroze, 1926)
A Rítmica criada por Jaques Dalcroze propõe desenvolver o uso ativo dos sentidos e um forte instinto rítmico.
O aluno é treinado para responder espontaneamente; para reagir rapidamente ao rítmico musical seja olhando, ouvindo, sentindo e pensando simultaneamente.
ESTE É APENAS UM PEQUENO ESBOÇO DE OUTRAS TANTAS PALAVRAS QUE IREI ME DEDICAR A ESCREVER AQUI, A QUE CHAMEI MOMENTO I.
Por Clises Marie Carvajal Mulatti – Certificate in Piano Pedagogy with Suzuki Emphasis, Holly Names College, CA, USA. Cursos da Pedagogia Dalcroze, The Julliard School, New York-USA com Bob Abramson; Institut Jaques Dalcroze, Geneve-CH; Longy School of Music, Massachusetts, USA com Lisa Parker; Dalcroze Workshops at Carnegie Mellon University, Pittsburg, Pennsylvania-USA, com Marta Sanchez. Cursos com Iramar Rodrigues, professor do Instituto Jaques Dalcroze, Genebra, realizados em São Paulo, Brasil.
Professora de Piano, Piano Suzuki e Curso de Jogos e brincadeiras musicais Tom sobre Tom – Escola de Música.