Os desafios do ensino musical em tempos de pandemia
Quero falar deste tema, não só pela modernidade, mas do ponto de vista prático, respondendo às perguntas de pais e de outros professores desta área inclusive.
Até porque os resultados obtidos pelas aulas online no formato que trabalhamos durante boa parte deste último ano, foram surpreendentes. Nós mantivemos o foco no conteúdo que já tínhamos iniciado nos primeiros meses do ano com cada aluno, e fomos adaptando as estratégias, e incluindo novos conteúdos e objetivos.
Sabemos que independente do formato, é importante o planejamento do professor em relação ao currículo e às aulas. Desta forma, os alunos tiveram um grande desenvolvimento, até porque puderam aproveitar o tempo que estavam em casa para estudar música, já que estavam mais restritos em suas atividades cotidianas, e livres do trânsito que escraviza a todos nós. Como complemento, cada aluno pôde se envolver e participar dos recitais online, no total de seis, a que denominamos de “ATO”, e que estão disponíveis no youtube, clique aqui para ver todos.
Voltando um pouquinho lá em março de 2020, nos deparamos com o cenário de fechamento das escolas de música. Neste momento crítico, foi com muita naturalidade que em dois ou três dias migramos para as aulas online. E aí temos dois pontos de muita importância: o primeiro é dizer que não tivemos muitas dificuldades nesta mudança, devido à experiência já adquirida anteriormente com referência à distância física dos contatos que tínhamos com professores de diferentes partes do mundo. O preparo para cursos e congressos em outros países, já nos dava uma boa experiência nesta área, incluindo as exigências técnicas de uma boa conexão e transmissão online, principalmente em relação à assertividade da tecnologia. O que parece muito evidente, mas que fará toda a diferença no momento da aula.
E o segundo, tão importante quanto o primeiro, é que cada aluno é único, seja nas aulas presenciais ou através do computador, com suas singularidades na maneira de reagir, de aprender, de se relacionar com o professor. Desta forma, tudo se resume ao conhecimento, à orientação e das condições que este professor já dominasse naquele momento para que pudesse auxiliar as famílias, os alunos, caso fosse necessário, inclusive no que diz respeito ao uso de ferramentas digitais. E assim seguimos com os nossos professores online, e como fazemos sempre, com respeito à experiência e competência de cada um deles.
O segundo, desafiador, foi adaptar a dinâmica da aula presencial à aula online, especialmente voltada às diferentes idades. E novamente todo o planejamento das aulas, o conhecimento, a técnica e bom senso se fizeram presentes para adequar a realidade, o conteúdo, a prática no instrumento. E neste caso, fizemos com os professores de cada instrumento, reuniões online para resolver dúvidas e discutir as diferentes formas de aulas, partindo sempre da individualidade de cada aluno.
Passado o período crítico, pudemos retornar às aulas presenciais, quando alguns alunos e professores retomaram as aulas em nossa escola, sempre respeitando rigorosamente os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias, enquanto outros resolveram permanecer no sistema online.
Neste mês de janeiro de 2021, após o período de férias, as aulas estão sendo retomadas em um sistema de ensino híbrido, onde se fazem presentes os dois processos: online e presencial, podendo o aluno optar por um deles, ou misturá-los de acordo com a sua vontade ou de seus pais, de forma que venha a ser um poderoso aliado às formas de aprendizagem do ensino musical. Sem nos esquecermos da logística, em uma cidade como São Paulo, onde nos deparamos com dificuldades inerentes à uma cidade deste porte.
A sociedade mundial, mais do que nunca, está em transformação, e consequentemente a nossa forma de enxergar o aluno e o aprendizado, seja ele musical ou de qualquer outra área.
Por Clises Marie Carvajal Mulatti – Certificate in Piano Pedagogy with Suzuki Emphasis, Holly Names College, CA, USA. Participação em Festivais de Música em Lima, Peru e Santiago do Chile. Observação de classes na School of Strings, New York, USA, à convite da Prof. Maria da Graça Pereira. Cursos da Pedagogia Dalcroze, The Julliard School, New York-USA com Bob Abramson; Institut Jaques Dalcroze, Geneve-CH; Longy School of Music, Massachusetts, USA com Lisa Parker; Dalcroze Workshops at Carnegie Mellon University, Pittsburg, Pennsylvania-USA, com Marta Sanchez. Cursos com Iramar Rodrigues, professor do Instituto Jaques Dalcroze, Genebra, realizados em São Paulo, Brasil.
Professora de Piano, Piano Suzuki e Curso de Jogos e brincadeiras musicais Tom sobre Tom – Escola de Música. Diretora da Tom sobre Tom – Escola de Música, que completa neste ano de 2021, 25 anos de atividades em Pinheiros, São Paulo, Brasil.