Escola Tom Sobre Tom

Escola de música em Pinheiros e Vila Madalena

A música é uma linguagem. Mas como é isto?

A música é uma linguagem

A música é uma linguagem. Mas como é isto?

Tenho falado constantemente que a música é uma linguagem. A linguagem musical é diferenciada e traz o que só se encontra em música, como a harmonia ou a forma musical. Contudo também traz o que existe em uma linguagem qualquer, esta que nos expressamos em diferentes línguas ao redor do mundo. Seja ritmo, tempo, sonoridade, entoação.

O fraseado musical é muito rico, e as frases possuem “motivos”, que vem a ser idéias que se desenvolvem no período musical. Para ficar mais fácil de entendermos o que é o motivo, lembremos das quatro primeiras notas da Sinfonia n. 5 de Beethoven, que ao se repetirem constantemente durante esta peça, embora iguais inicialmente, vão entrelaçando-se e mudando o seu colorido durante esta obra incrível.

A música é uma linguagem
A música é uma linguagem

Tanto o motivo como as frases possuem rítmo e melodia. Os motivos, as frases, ao juntarem-se criam os períodos musicais. Eles irão se sucedendo, algumas vezes se mesclando, se entrelaçando, formando harmonias e polifonias até formar o que amamos: a peça musical.

Eu gostaria de falar aqui hoje é que por ser esta linguagem rica, nos ajuda a aprender diferentes idiomas mais rapidamente. As crianças que começam estudar música desde cedo, desenvolvem habilidades linguísticas mais fortes. O treinamento musical ajuda na aquisição de uma língua estrangeira, além da primeira língua, no vocabulário e na gramática. São habilidades que os ajudam enquanto crianças, mas também pelo resto da vida, até mesmo ao que diz respeito à um entendimento mais sutil da gramática mais elaborada, como de vocabulários e compreensão de textos mais complexos.

A música é uma linguagem
Por ser a música uma linguagem, crianças expostas ao estudo musical desde pequenas, encontram mais facilidade para o aprendizado da língua materna e outras línguas estrangeiras, a qualquer tempo, mesmo na fase adulta.

O Método Suzuki enfatiza fortemente que devemos aprender música da mesma forma que aprendemos a falar. Seja através do ambiente favorável que gera a motivação e a vontade para aprender. Também através do incentivo daqueles que rodeiam as crianças, principalmente dos pais e do professor Suzuki, assim como da audição constante de bons exemplos musicais – gravados em CDs. Desta forma estas gravações disponibilizadas aos alunos, são ouvidas pelas crianças repetidamente, sendo um forte diferencial neste método, uma vez que treinam todo o sistema auditivo. Através desta audição as crianças desenvolvem o ouvido melódico, rítmico e harmônico, além de desenvolver a memória musical. A memória auditiva, é a que por mais tempo permanece com a pessoa ao longo de sua vida segundo os pesquisadores desta área.

Espero ter feito aqui uma ligação que faça sentido entre a linguagem musical e a linguagem falada, para você que está lendo estas linhas, da mesma forma que faz para mim.


Por Clises Marie Carvajal Mulatti – Certificate in Piano Pedagogy with Suzuki Emphasis, Holly Names College, CA, USA. Participação em Festivais de Música em Lima, Peru e Santiago do Chile. Observação de classes na School of Strings, New York, USA, à convite da Prof. Maria da Graça Pereira. Cursos da Pedagogia Dalcroze, The Julliard School, New York-USA com Bob Abramson; Institut Jaques Dalcroze, Geneve-CH; Longy School of Music, Massachusetts, USA com Lisa Parker; Dalcroze Workshops at Carnegie Mellon University, Pittsburg, Pennsylvania-USA, com Marta Sanchez. Cursos com Iramar Rodrigues, professor do Instituto Jaques Dalcroze, Genebra, realizados em São Paulo, Brasil.
Professora de Piano, Piano Suzuki e Curso de Jogos e brincadeiras musicais Tom sobre Tom – Escola de Música.
Diretora da Tom sobre Tom – Escola de Música, que completa neste ano de 2021, 25 anos de atividades em Pinheiros, São Paulo, Brasil.