A tão falada filosofia do Método Suzuki – Parte 2

Falando ainda um pouco mais sobre o que difere o Método Suzuki, ou o Método da Língua Materna, ou ainda o Método da Educação do Talento, dos Métodos conhecidos, temos, algumas etapas deste processo de aprendizado da linguagem, que brotam em nossas mentes, como…

Exposição – esta se dá através da constante audição do repertório que a criança irá aprender, exatamente do mesmo modo que aprende-se a língua materna, onde a criança é exposta o tempo todo à audição da língua mãe.

Imitação – desta forma, os sons que a criança ouve, ela imita, mesmo que de forma aproximada, até que chega à reprodução do som como ele é. Imitar o som é fundamental neste processo.

Repetição – ou seja, a criança irá experimentar a repetir quantas vezes for necessário, até que consiga fazê-lo. Repetir os sons, repetir as músicas, a levará a desenvolver uma habilidade.

No triângulo Suzuki, o trabalho com a criança.

Adição – neste processo natural de ouvir, imitar e repetir, a adição surge naturalmente. No caso do aprendizado linguístico, aumentando o seu vocabulário. No caso do aprendizado do instrumento, através das novas músicas que serão aprendidas, juntamente com as anteriores.

Aperfeiçoamento de cada etapanovamente a audição e a repetição, levam à melhora na emissão dos sons, na compreensão do significado das palavras. E na música, a repetição e prática diária, transformam o desenvolvimento de uma habilidade em realidade.

Envolve os pais

Encorajamento – naturalmente, no processo de aprendizado da linguagem, não só os pais, mas toda a família, todos que envolvem a criança, o animam a repetir mais e mais o que ouvem, muitas vezes, repetindo ou completando a palavra, reproduzindo os sons que serão emitidos.

Motivação – por si só, desvendar este mundo de sons já é fascinante, ainda com todo incentivo familiar, toda a atenção que a criança recebe, o que já é uma engrenagem de motivação natural e sem fim.

Refinamento – e por fim, mas não menos importante, a repetição natural, a atenção que desperta, o fato de ouvir os adultos ou crianças maiores faze-lo de forma satisfatória, todo o processo de desvendar, de conquistar, vai naturalmente aperfeiçoando o que já havia sido alcançado. Tanto na aquisição da linguagem, como na aquisição do repertório musical em seu instrumento.

Juntamente com a orientação do professor, com motivação, em um ambiente rico de experiências musicais.

Para que este processo musical se efetive, a exposição através da audição de um repertório musical, deverá iniciar antes mesmo do nascimento. Os adultos deverão proporcionar à esta criança, o ambiente musical positivo, rico em experiências auditivas, colocando boas músicas para a criança ouvir com frequência e desde que for possível. Assim a criança chegará à idade de aprender um instrumento ( por volta dos 3 anos de idade, quando seu vocabulário já está bastante desenvolvido) , com um repertório musical bastante bom.

Os pais, que são um modelo para a criança, e pelo menos um deles, tomará a orientação do instrumento com o professor e terá uma participação ativa nas aulas e no treino musical em casa. Hoje em dia, o fato dos pais poderem gravar as orientações dadas pelo professor durante a aula, faz com que os vídeos feitos em aula sejam um forte aliado aos pais. Existe uma imagem bastante forte de um triângulo, formado pelos pais, professor e aluno, que representa esta educação e formação global a que se destina o Método.

Por Clises Marie Carvajal Mulatti – Certificate in Piano Pedagogy with Suzuki Emphasis, Holly Names College, CA, USA. Participação em Festivais de Música em Lima, Peru e Santiago do Chile. Observação de classes na School of Strings, New York, USA. Cursos da Pedagogia Dalcroze, The Julliard School, New York-USA com Bob Abramson; Institut Jaques Dalcroze, Geneve-CH; Longy School of Music, Massachusetts, USA com Lisa Parker; Dalcroze Workshops at Carnegie Mellon University, Pittsburg, Pennsylvania-USA, com Marta Sanchez. Cursos com Iramar Rodrigues, professor do Instituto Jaques Dalcroze, Genebra, realizados em São Paulo, Brasil.