A tão falada filosofia do Método Suzuki – Parte 1

a filosofia do Método Suzuki

A tão falada filosofia do Método Suzuki

Mas o que difere o Método Suzuki?

Desde o seu surgimento, e notoriedade em diferentes partes do mundo, cada vez mais e mais pais passaram a procurar o Método Suzuki.

A afirmação: “Toda criança é capaz.”

E ainda: “Toda criança pode ser educada”, fizeram com que a crença de que somente alguns teriam talento para aprender um instrumento, se tornasse obsoleta. A ideia de que qualquer criança de somente 3 anos de idade, possa ser ensinada a tocar com boa sonoridade, ainda que esta criança não apresente um ”talento” especial para aprender música, passou a ser demonstrada pelo próprio Suzuki.

Mas como ensinar uma criança de 3 anos a tocar um instrumento? De acordo com Shinichi Suzuki, este aprendizado acontece exatamente da mesma forma que a criança aprendeu a sua língua materna. Na sua metodologia, ele nos explica que toda criança aprende por imitação, repetindo tudo o que ela ouve a sua volta. E isto é exatamente o que acontece quando se aprende a linguagem da música.

Destas duas premissas, naturalmente a sua metodologia recebeu os nomes de:

“Método da Educação do Talento”.

“Método da Língua Materna”.

a filosofia do Método Suzuki
Foto: freepik

Outras colocações neste abrangente método, é que a educação inicia-se desde o dia que a criança nasce, e até mesmo antes do seu nascimento. Ouvir boa música faz parte do programa desde o início.

Da mesma forma que a criança que aprende a falar ouve a língua materna todos os dias, durante todo o tempo, deveria a criança que aprenderá a tocar um instrumento, ser envolvida constantemente pela sonoridade da boa música.

Podemos experimentar, colocando uma determinada música para o bebê desde o seu nascimento, constantemente, que o mesmo vai memorizando-a, reconhecendo-a, e com o seu crescimento, demostra que a aprecia. Com estes experimentos, chegou-se à conclusão que a exposição à este ambiente musical rico e favorável desde o início, o poder do meio ambiente, é que irá determinar o sucesso no processo de aprendizagem musical. Sem necessariamente envolver a hereditariedade.

Da mesma forma que a criança vai aprendendo novas palavras e enriquecendo a sua linguagem, no Método da Língua Materna, Suzuki usa o sistema de adicionar novos materiais, em um rico processo acumulativo, ao invés de ir adquirindo simplesmente canções novas e ir substituindo as demais. Para Suzuki, o repertório, incluindo as antigas canções aprendidas é usado para aperfeiçoar habilidades já adquiridas. Assim o repertório de cada livro é tocado desde a primeira até a última música, e nesta revisão cada dificuldade trabalhada é vista como um ganho. As revisões de livro ganham importância. Ao final de cada livro, a criança apresenta o seu recital de finalização de livro. Importante marco em seu caminho.

Por Clises Marie Carvajal Mulatti – Certificate in Piano Pedagogy with Suzuki Emphasis, Holly Names College, CA, USA. Participação em Festivais de Música em Lima, Peru e Santiago do Chile. Observação de classes na School of Strings, New York, USA. Cursos da Pedagogia Dalcroze, The Julliard School, New York-USA com Bob Abramson; Institut Jaques Dalcroze, Geneve-CH; Longy School of Music, Massachusetts, USA com Lisa Parker; Dalcroze Workshops at Carnegie Mellon University, Pittsburg, Pennsylvania-USA, com Marta Sanchez. Cursos com Iramar Rodrigues, professor do Instituto Jaques Dalcroze, Genebra, realizados em São Paulo, Brasil.