Dalcroze Momento IV

Dalcroze Escola de Música em Pinheiros e Vila Madalena

Dalcroze Momento IV

O processo de aprendizagem na Rítmica de Dalcroze:

Este processo é considerado de total experiência: cada exercício é iniciado pelo estímulo sensorial (geralmente auditivo). Este estímulo desencadeia uma reação imediata do aluno: física e mental. Esta resposta então é “expressa” ou “demonstrada” através do movimento corporal.

Criatividade:

Tanto por parte do professor e alunos, a criatividade está sempre presente. Os alunos aprendem a improvisar vocalmente, e grande parte do material estudado desenvolve-se a partir do trabalho iniciado em aula.

Palavras, movimentos, símbolos, gráficos e idéias imaginativas também podem inspirar improvisações vocais.

A ênfase está no prazer em que todas as pessoas encontram através do movimento rítmico. Independente da idade, todas as pessoas sentem-se bem quando se dão conta dos ritmos que animam seus corpos.

As crianças particularmente gostam de descobrir os ritmos que estão à sua volta, em seu mundo, e os expressam através da música. Alunos de todos os níveis gostam de experimentar, explorar e encontrar novas formas de usar os seus corpos.

Dalcroze Escola de Música em Pinheiros e Vila Madalena

Mas, o que é a Rítmica?

“É dança?
Não, posto que ela não é uma arte em si, se não um meio de chegar a todas as artes.”

“A música é a base da rítmica, porém esta não forma virtuosos da música, nem do movimento do corpo. Ela constitui uma preparação para todas as artes fundamentadas no movimento. Por conseguinte, este estudo preparatório deverá ser completado pela busca dos meios técnicos de expressão, próprios a cada arte especializada. Estes estudos superiores são particularmente facilitados pelos conhecimentos gerais, físicos e mentais, que tenham adquirido os discípulos que deram seus primeiros passos com a rítmica de Jaques-Dalcroze.”.