Dalcroze – Momento II

Esta sequência de pequenos artigos a qual denominei “Momentos”, resume-se em simples reflexões e um apanhado despretensioso de algo muito maior: A Pedagogia Dalcroze. As idéias de Emile Jaques Dalcroze, surgiram da experimentação, da vivência de seus alunos, e de leis da física. Portanto não tenho nenhuma pretensão de algo maior, a não ser transcrever o que li e vivenciei nos congressos e aulas desta Pedagogia, com a qual identifiquei e me realizei em uma maneira única de ensinar e aprender musica.

“Teoria musical é muito freqüentemente o estudo de sinais musicais ao invés de ser a experiência e a análise na própria música.” Jaques-Dalcroze, Emile, Art and Education, pa. 121 Chatto & Windus, London, 1030.

Vejamos algumas das observações de Dalcroze:

Certos alunos progridem de maneira normal do ponto de vista auditivo, porém lhes falta a sensação de duração, a capacidade de medir os sons e de ritmar sucessões de duração desigual. Através de movimentos involuntários de certas partes do corpo, como movimentos da cabeça, o golpear com os pés no solo, podia-se se deduzir que “uma relação devia existir entre a acústica e os centros nervosos superiores.”

Todas as crianças não reagiam da mesma maneira. Muitas delas chegavam a coordenar seus movimentos, mas muitos deles não respondiam às ordens do cérebro. “A inteligência percebia o som no tempo, porém o aparelho vocal não podia realizá-lo“.

Estas conclusões são as que “fizeram Jaques Dalcroze sentir a necessidade de criar um sistema educativo capaz de:

1. regular as reações nervosas da criança, desenvolvendo seus reflexos, estabelecer nelas automatismos temporais,

2. lutar contra suas inibições,

3. refinar sua sensibilidade,

4. reforçar seus dinamismos e apressá-los também, criando a unidade na diversidade das sensações,

5. esclarecer as particularidades das harmonias nas correntes nervosas e nos registros nervosos cerebrais.

6. Conhecer, ainda, os meios naturais de encadear com elasticidade os ritmos e períodos sonoros.

Desta forma ele colocava objetivos mentais e emocionais, assim como objetivos físicos, corporais. Para Dalcroze, movimento corporal é a experiência predominante.

Já a audição é a chave para esta experiência desde que a sensibilidade do indivíduo determine a sensibilidade da resposta física. É a essência da música que nós precisamos responder, quando nós usamos tempo, espaço e energia em proporções corretas, o movimento será correto.

Robert Abramson em suas aulas colocava esta fórmula na lousa, a qual ele acrescentava. “É física pura em sua essência”.

Dentro dos objetivos musicais, Dalcroze colocava:

A Improvisação: Um dos principais objetivos de toda instrução dentro do método Dalcroze é criar um forte desejo pela expressão pessoal. É através da improvisação que este aspecto do método é mais bem revelado. É particularmente evidente porque o aluno tem a oportunidade de dividir algo pessoal, da sua própria criação.

A construção de melodias e a harmonia no teclado formam importante parte do treinamento de todos os níveis de aprendizado. A inspiração vem de modelos da leitura musical de todos os períodos e estilos, músicas folclóricas e danças de todas as nações.

O Solfejo: na Rítmica de Dalcroze, o solfejo é diferente à toda forma de solfejo existente. Ele é corporal. Exato, é através do corpo e da voz, do elemento surpresa da improvisação, que acontece o solfejo em Dalcroze.

“Existem dois agentes físicos através dos quais nós apreciamos e entendemos, vivemos e experimentamos música; o ouvido em relação ao som, e todo o sistema nervoso em relação ao ritmo.” Jaques-Dalcroze, Emile, Art and Education, pa. 51 Chatto & Windus, London, 1030.