O que sabemos sobre a leitura musical? Quando iniciar? Leitura primeiro ou desenvolvimento auditivo? Parte 1

Nos meus anos de estudos do Método Suzuki, aprendi que o ouvido musical pode e deve ser treinado antes da leitura musical propriamente dita. Obviamente isto tem uma razão de ser. As crianças que iniciam o estudo do instrumento aos dois ou três anos de idade, naturalmente não têm o sistema visual maduro suficiente para decodificar símbolos. O que deverá ser alcançado aos 5 ou 6 anos de idade.

O que sabemos sobre a leitura musica2

Desta forma, nos primeiros anos de vida, quando a criança absorve tudo o que ouve através mesmo dos seus sentidos, passa a ser uma fase riquíssima para a aquisição de habilidades auditivas e motoras. Cabe ao professor de música saber como animar e proporcionar atividades ricas e bem construídas de acordo com a fase em que a criança se encontra. Aqui destaco que cada criança é única, e seu desenvolvimento acontecerá de acordo com o seu próprio ritmo.

Também é de crucial importância apontar que o professor deverá dominar os conteúdos, assim como as estratégias de ensino, e ser criativo o bastante para criar e improvisar situações interessantes e desafiadoras para os seus alunos, de modo a atrair a atenção e proporcionar experiências enriquecedoras.

O que sabemos sobre a leitura musica2

O planejamento semanal das aulas não pode ser estático porque demanda observação e análise constante. Os assuntos a serem propostos podem ser escolhidos e listados em um planejamento amplo e global. Mas o planejamento individual de cada aula e para um aluno ou determinado grupo, deverá ser pensado e ajustado de acordo com as necessidades intrínsecas do momento.

Detendo-nos no aprendizado do instrumento e na leitura propriamente dita, sabemos mesmo que ensinar a ler, sem uma prévia vivência em ouvir, foi visto por educadores musicais como a imagem de colocar uma carruagem antes dos cavalos e aguardar que ela andasse. Ao passo que se trocarmos os cavalos de lugar, teremos uma situação propícia e adequada para o desenrolar da ação.

O que sabemos sobre a leitura musica2

Como introduzir o treino auditivo e a leitura sabiamente? Ao cercarmos a criança desde a sua concepção e primeiros anos de vida pela audição de boa música, ela se beneficiará deste ambiente. Quando exposta à uma aula de estimulação musical, experimentará atividades onde a música estará ligada à exercícios que têm como objetivo o desenvolvimento de habilidade sensoriais motoras. A criança experimentará e desenvolverá habilidades para mover bem o seu corpo e partes dele ao contato musical. Pela idade de 3 anos e meio a 4 anos, as habilidades motoras progrediram, a criança move-se cada vez com mais facilidade e independência e até mesmo seus dedos respondem melhor aos movimentos. Conforme se desenvolvem a partir daí, as sensações em pequenos e grandes músculos, como se movimentam no espaço e suas experiências em tempo e espaço vão amadurecendo até que se apropriam desta linguagem musical através da vivência corporal.

Pela idade de seis e sete anos de idade a criança está pronta para a leitura musical. Cercada nos anos anteriores de exercícios de pré-leitura, ela finalmente apresenta a maturidade necessária para a leitura. Toda a bagagem auditiva vivida de maneira aliada ao movimento corporal encontra eco nos símbolos musicais.