O talento é ou não é inato?

No meio musical, ou daqueles que de alguma forma decidem adentrar os caminhos da música, sempre existiu o parecer de que o “talento é inato”. Ou seja, por muito tempo esta premissa foi dada como verdadeira. E assim sendo alguns sortudos nascem “prontos”, enquanto os menos afortunados, nascem fracassados em suas aptidões. Algo nada justo, não acha?

Mas a boa notícia é que o talento foi desmistificado. Sabemos que a genética pode beneficiar as condições de aprendizado deste ou daquele indivíduo. E também sabemos que todos os indivíduos têm suas diferenças, não existindo duas pessoas iguais. Acrescentaremos aqui mais uma certeza: que o meio em que a criança está inserida, os estímulos, a motivação, também farão toda a diferença neste processo. Assim sendo uma criança pode ser estimulada desde bem pequena, e ao chegar aos cinco ou seis anos já ter desenvolvido habilidades no que diz respeito a música e às artes em geral.

Shinichi Suzuki seguiu esta linha de pensamento e associou o aprendizado da língua materna ao processo do aprendizado musical. Fez paralelos entre eles e entre o que fazer e como fazer para se desenvolver as habilidades de cada indivíduo. Assim sua metodologia passou a receber os nomes de “Educaçao do Talento” e “Método da Língua Materna”. Em uma de suas colocações, ele nos diz:

“Veja, habilidade avançada pode ser nutrida em qualquer criança”.

Nos diz ainda que a habilidade humana não existirá se ignorada quando no estágio de uma pequena semente, e que precisamos conhecer as nossas habilidades, puxar isto para fora, de dentro de nós mesmos.

escola de musica em pinheiros talento 2

Pensando nisso, é pouco provável que alguém diga sobre um recém-nascido: “Esta criança será um músico talentoso”. Ou ainda: “Esta criança será um talentoso homem literário”. Ao invés disto, podemos sim sobre os resultados de uma educação dada à uma criança na primeira infância, especialmente até a idade de seis anos anos que irá determinar o seu talento, observar a sua vocação.

Foi assim que Suzuki chegou às suas conclusões: “Se eu usar este maravilhoso Método da Lingua Materna, conseguirei bons resultados. Eu devo usar ainda o método onde a habilidade gera habilidade”. Todos possuem em si a semente do talento. Desenvolver esta semente em uma maravilhosa habilidade dependerá sobretudo em como ela – a semente- será cultivada.

Deixo a sugestão de leitura em: Ability Development from Age Zero, by Shinichi Suzuki.

Por Clises Marie Carvajal Mulatti: tradutora do livro Jogos Rítmicos para Cognição e Percepção, de Robert Abramson. Professora de Piano, Piano Suzuki, Curso de Jogos e brincadeiras musicais e Diretora da Tom sobre Tom – Escola de Música, que completa neste ano de 2023, 27 anos de atividades em Pinheiros, São Paulo, Brasil.