Os desafios do ensino musical em tempos de pandemia

Quero falar deste tema, não só pela modernidade, mas do ponto de vista prático, respondendo às perguntas de pais e de outros professores desta área inclusive.

Até porque os resultados obtidos pelas aulas online no formato que trabalhamos durante boa parte deste último ano, foram surpreendentes. Nós mantivemos o foco no conteúdo que já tínhamos iniciado nos primeiros meses do ano com cada aluno, e fomos adaptando as estratégias, e incluindo novos conteúdos e objetivos.

Sabemos que independente do formato, é importante o planejamento do professor em relação ao currículo e às aulas. Desta forma, os alunos tiveram um grande desenvolvimento, até porque puderam aproveitar o tempo que estavam em casa para estudar música, já que estavam mais restritos em suas atividades cotidianas, e livres do trânsito que escraviza a todos nós. Como complemento, cada aluno pôde se envolver e participar dos recitais online, no total de seis, a que denominamos de “ATO”, e que estão disponíveis no youtube, clique aqui para ver todos.

Voltando um pouquinho lá em março de 2020, nos deparamos com o cenário de fechamento das escolas de música. Neste momento crítico, foi com muita naturalidade que em dois ou três dias migramos para as aulas online. E aí temos dois pontos de muita importância: o primeiro é dizer que não tivemos muitas dificuldades nesta mudança, devido à experiência já adquirida anteriormente com referência à distância física dos contatos que tínhamos com professores de diferentes partes do mundo. O preparo para cursos e congressos em outros países, já nos dava uma boa experiência nesta área, incluindo as exigências técnicas de uma boa conexão e transmissão online, principalmente em relação à assertividade da tecnologia. O que parece muito evidente, mas que fará toda a diferença no momento da aula.

Os desafios do ensino musical em tempos de pandemia2
O começo da pandemia e o silêncio nas escolas de música

E o segundo, tão importante quanto o primeiro, é que cada aluno é único, seja nas aulas presenciais ou através do computador, com suas singularidades na maneira de reagir, de aprender, de se relacionar com o professor. Desta forma, tudo se resume ao conhecimento, à orientação e das condições que este professor já dominasse naquele momento para que pudesse auxiliar as famílias, os alunos, caso fosse necessário, inclusive no que diz respeito ao uso de ferramentas digitais. E assim seguimos com os nossos professores online, e como fazemos sempre, com respeito à experiência e competência de cada um deles.

O segundo, desafiador, foi adaptar a dinâmica da aula presencial à aula online, especialmente voltada às diferentes idades. E novamente todo o planejamento das aulas, o conhecimento, a técnica e bom senso se fizeram presentes para adequar a realidade, o conteúdo, a prática no instrumento. E neste caso, fizemos com os professores de cada instrumento, reuniões online para resolver dúvidas e discutir as diferentes formas de aulas, partindo sempre da individualidade de cada aluno.

Passado o período crítico, pudemos retornar às aulas presenciais, quando alguns alunos e professores retomaram as aulas em nossa escola, sempre respeitando rigorosamente os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias, enquanto outros resolveram permanecer no sistema online.

Os desafios do ensino musical em tempos de pandemia3
Reabrir as portas novamente nos fez lembrar do começo de tudo há 25 anos atrás

Neste mês de janeiro de 2021, após o período de férias, as aulas estão sendo retomadas em um sistema de ensino híbrido, onde se fazem presentes os dois processos: online e presencial, podendo o aluno optar por um deles, ou misturá-los de acordo com a sua vontade ou de seus pais, de forma que venha a ser um poderoso aliado às formas de aprendizagem do ensino musical. Sem nos esquecermos da logística, em uma cidade como São Paulo, onde nos deparamos com dificuldades inerentes à uma cidade deste porte.

A sociedade mundial, mais do que nunca, está em transformação, e consequentemente a nossa forma de enxergar o aluno e o aprendizado, seja ele musical ou de qualquer outra área.

Por Clises Marie Carvajal Mulatti – Certificate in Piano Pedagogy with Suzuki Emphasis, Holly Names College, CA, USA. Participação em Festivais de Música em Lima, Peru e Santiago do Chile. Observação de classes na School of Strings, New York, USA, à convite da Prof. Maria da Graça Pereira. Cursos da Pedagogia Dalcroze, The Julliard School, New York-USA com Bob Abramson; Institut Jaques Dalcroze, Geneve-CH; Longy School of Music, Massachusetts, USA com Lisa Parker; Dalcroze Workshops at Carnegie Mellon University, Pittsburg, Pennsylvania-USA, com Marta Sanchez. Cursos com Iramar Rodrigues, professor do Instituto Jaques Dalcroze, Genebra, realizados em São Paulo, Brasil.

Professora de Piano, Piano Suzuki e Curso de Jogos e brincadeiras musicais Tom sobre Tom – Escola de Música. Diretora da Tom sobre Tom – Escola de Música, que completa neste ano de 2021, 25 anos de atividades em Pinheiros, São Paulo, Brasil.