Para que servem as aulas de musicalização para crianças?

aulas de musicalização para crianças

Para que servem as aulas de musicalização para crianças?

As aulas de musicalização têm por base a experiência sensorial da criança, ligada à motricidade, como reclama a fase infantil, em vez de processos racionais, que mais valem aos adolescentes e aos adultos.

A aula de musicalização tem por objetivo despertar na criança o interesse pela música, fazendo-a sentir a beleza musical, e a desenvolver, intuitivamente, sua percepção de ritmo e de audição.

Se a música é movimento, o principiante, especialmente a criança, a sentirá melhor se ela própria tomar parte do movimento. As aulas de musicalização visam desenvolver alguns objetivos específicos da área e que ajudam nas demais áreas. A saber:

Para que servem as aulas de musicalização para crianças

• Estimular ao máximo a participação ativa, física e mental da criança, fazendo-a
    viver intensamente a música.
  • Estimular a atividade criadora da criança, animando-a a inventar ritmos e melodias.
  • Associar imagens e sensações através de processos espontâneos, os quais
    permitem apurar a audição e o senso ritmo da criança.
  • Desenvolver e estimular a disciplina nos estudos, assim como a atenção e a
    concentração.
  • Desenvolver e estimular a disciplina de forma que o despertar do ouvido rítmico,
    melódico e harmônico, passa a auxiliar no processo de atenção, compreensão e
    fixação de idéias.
  • Entoar intervalos melódicos.
  • Estimular a coordenação motora visando às habilidades para tocar um instrumento.
  • Estimular as diferenças no campo visual.
  • Relacionar sons e símbolos.

Na aula de musicalização, o ensino se faz através de atividades de conjunto, estimulando desta forma, o espírito de coordenação, responsabilidade, ao mesmo tempo que estimula a criança a voltar-se para si própria, para seu interior e a conhecer o outro.