Escola Tom Sobre Tom

Escola de música em Pinheiros e Vila Madalena

Professora Clises: Piano popular, Piano através do Método Suzuki, Musicalização infantil, Jogos e Brincadeiras Musicais, Vivência Musical para crianças, Cursos de Formação e Treinamento de Professores.

Diretora da Tom sobre Tom desde 1996, a professora Clises sempre lecionou música, especializando-se em cursos no Brasil e exterior em cada fase de sua vida. Sendo que em muitas vezes seria a precursora destes cursos por aqui. A seguir ela nos conta um pouco da sua trajetória.

Estudei música desde os seis anos de idade, quando minha mãe se deu conta da importância do estudo da música para a vida! Fiz os anos todos de piano no conservatório, com a prof. Maria da Graça Pereira e aulas complementares com o compositor Osvaldo Lacerda. Paralelamente um curso com Luzia Benda, esposa do pianista Sebastian Benda, no próprio Conservatório, de Iniciação Musical para professores. Eu tinha aí treze anos! E assim aos quatorze comecei a ter alguns alunos, de piano.

Aos dezessete anos comecei a trabalhar na Yamaha Musical do Brasil como professora de Órgão Eletrônico. Foi assim que iniciei os meus estudos em música popular. Tocar órgão com a pedaleira completa como os grandes organistas faziam foi um novo aprendizado: anos de estudos, na época com o Renato Mendes. Neste mesmo ano, iniciei a Faculdade de Música no Instituto Musical de São Paulo. E continuava a dar aulas no próprio conservatório.

Sempre em busca de me especializar, fui para o CLAM, escola fundada pelo Zimbo Trio, e tive aulas com Adilson Godoy, Eliane Elias, Amilton Godoy.

Acabei a faculdade, e fiquei anos trabalhando na Yamaha Musical e no CLAM, no qual comecei a lecionar também, deixando nesta época de dar aulas no conservatório.

Passaram-se alguns anos neste passo, até que saí da Yamaha, e iniciei um trabalho de musicalização em escolas como Chapel e Saint Nicholas.

Na parte dos estudos voltados para as crianças, participei do Programa Children’s Music Workshop, em New York. Foi um lindo trabalho, porque eu pesquisava a nossa música para usar com este programa, tendo uma parceria com a Diretora do Programa em New York.

Na Holy Names University fiz o meu treinamento Suzuki, me graduando no curso: Certificate in Piano Pedagogy with Suzuki Emphasis. Na época, eu já vinha lendo e conhecendo a Filosofia Suzuki através de livros, mas ter a oportunidade de estudar com profundidade os seu métodos e estar com professores representativos da sua filosofia foi maravilhoso para mim.

Fui aluna de Dr. Robert Abramson, na Juilliard School of Music, New York, na Pedagogia do Suíço Jaques Dalcroze. O que me possibilitou e permitiu que eu traduzisse seus livros.

Nos estudos da Rítmica de Dalcroze, além dos estudos realizados na Juilliard, segui me especializando na Pedagogia de Jaques Dalcroze, através da participação em Cursos e Congressos com outros professores que são representantes em Dalcroze, como Martha Sanchez na Carnegie Mellon University, Pittsburg, Pennsylvania, USA; Lisa Parker na Longy School of Music, Massachusetts, Boston, USA; Iramar Rodrigues e outros no Institut Jaques Dalcroze, Genebra, Suíça.