Qual o papel dos jogos rítmicos no desenvolvimento infantil?

O Jose Carlos de Oliveira, que tem uma loja física e uma loja virtual chamada Freenote com diversos livros e DVDs sobre música, entre outros assuntos, compartilhou no seu perfil do Instagram @josecarlos.freenote  uma foto com o livro Jogos Rítmicos para Percepção e Cognição escrito por Robert M Abramson e traduzido por Clises Marie Carvajal Mulatti, enquanto sua aluna do Curso do Método Dalcroze na Juilliard School, New York, USA.

Agradecemos a parceria e agora compartilhamos um pouco sobre esta obra.

Sabemos que desde sempre adultos e crianças se divertem com os jogos, especialmente jogos rítmicos. Pois bem, além de entreter e alegrar, eles melhoram o raciocínio, a lógica, a percepção motora e o desenvolvimento da motricidade corporal, o humor, e auxilia até mesmo nas tomadas de decisões.

Os jogos rítmicos envolvem movimentos físicos e a concentração mental para promover uma atividade equilibrada.

Se analisarmos o desenvolvimento infantil, veremos que as crianças precisam de jogos para crescer, e desenvolver aptidões como a concentração, a cooperação e a integração no âmbito social. Neles também utilizam movimentos e sentimentos para se comunicarem.

Jose Carlos de Oliveira e a obra Jogos Rítmicos para Percepção e Cognição

Os jogos:

Reforçam aquelas regras de comportamentos que precisam ser lembradas a cada instante.

Desenvolvem objetividade.

Ajudam os jogadores a observar os seus próprios comportamentos e decidir-se quando precisam se corrigir.

Podem ajudar no aumento da auto-estima, uma vez que os jogadores sabem se conseguem desenvolver determinada atividade, observando o seu próprio crescimento.

Encoraja a auto-correção.

Fisicamente falando, jogos rítmicos desenvolvem pequenos e grandes músculos, e senso de equilíbrio, uma vez que fazem com que ambos os lados do corpo sejam usados independentemente.

O livro traz 120 minutos de música improvisada ao piano em dois CDs, repletos de jogos rímicos. Cada um com a explicação dos objetivos, estratégias e materiais a serem utilizados.

Eles são designados a ajudar estudantes de todas as idades a desenvolverem rápidas e corretas conexões entre os OUVIDOS que escutam, o CÉREBRO que analisa, e o CORPO que age interpretando as mensagens transmitidas pela MUSICA.

Para adquirir o livro:

Freenote
Rua Teodoro Sampaio, 785 – Jardim Paulista – São Paulo – CEP 05405-050
www.freenote.com.br

E-mail: escolatomsobretom@gmail.com

Por Clises Marie Carvajal Mulatti – Certificate in Piano Pedagogy with Suzuki Emphasis, Holly Names College, CA, USA. Cursos da Pedagogia Dalcroze, The Julliard School, New York-USA com Bob Abramson; Institut Jaques Dalcroze, Geneve-CH; Longy School of Music, Massachusetts, USA com Lisa Parker; Dalcroze Workshops at Carnegie Mellon University, Pittsburg, Pennsylvania-USA, com Marta Sanchez. Cursos com Iramar Rodrigues, professor do Instituto Jaques Dalcroze, Genebra, realizados em São Paulo, Brasil.

Professora de Piano, Piano Suzuki e Curso de Jogos e brincadeiras musicais Tom sobre Tom – Escola de Música.