Quando a criança entra na aula de rítmica, depara-se com os estímulos musicais, e em alguns momentos um pouco teatrais, onde os movimentos sugeridos por seus colegas ou por si próprio, o levam sem preocupação ou esforço, à vontade de participar.
Através da sua imaginação, esquecendo as suas barreiras, se descontrai, e envolve-se na fantasia, que parece para ela uma brincadeira, na maioria das vezes bastante diferente do que se faz em outras aulas. É muitas vezes aí que a mágica acontece, o envolvimento liberta o corpo e a mente criadora. A criança individualmente, o grupo todo, ou mesmo partes do grupo, envolve-se na criação.
O professor Dalcroze, em aula provê os alunos de muitas experiências. Os exercícios de Rítmica exercitam a atenção, antecedendo a concentração, habituando o corpo a ter reações, penetrando pelas sensações, transformando-se em sensibilidade. Este processo inicia-se de forma inconsciente para depois passar à consciência, através do intelecto. A análise é a última estação do aprendizado. A teoria chega como o resultado da vivência musical, depois da prática, à partir da prática.
O plano de aula é pensado levando em conta os processos da aprendizagem, criado em etapas onde desenvolvem-se os hábitos motores, com automatização através de exercícios, de jogos rítmicos que facilitem estas experiências. A audição ativa, cria a oportunidade de o corpo testar e interiorizar os movimentos, de vibrar com o sentimento que surge através das expressões artísticas.
Segundo Dalcroze: “Receber, doar, esta é a grande regra da humanidade. A música é uma força psíquica considerável, resultante das funções anímicas e expressivas que, apesar de vir da excitação e regularização, regem as funções vitais.”
A música, através do corpo e do movimento, pelo meio dos tempos rítmicos, possibilita a expressão artística através dos sentimentos. A criatividade, a imaginação exterioriza a personalidade individual de cada um.
A Pedagogia de Jaques Dalcroze é uma poderosa arma na Educação Musical e pode ser um grande aliado no autoconhecimento, na expressão individual de cada aluno, no processo de educação de base em relação à música, assim como no desenvolvimento global do indivíduo.
Por Clises Marie Carvajal Mulatti
Professora de: Piano Popular e Clássico, Especialista em Pedagogia do Piano através do Método Suzuki, Criadora do Curso de Jogos e Brincadeiras Musicais através do Método Dalcroze, e Diretora da Tom sobre Tom – Escola de Música, com sede própria desde 1996, que completa este ano 27 anos de atividades em Pinheiros, São Paulo, Brasil.
Certificate in Piano Pedagogy with Suzuki Emphasis, Holly Names College, CA, USA. Participação em Festivais de Música em Lima, Peru e Santiago do Chile.
Estágio prático em aulas do Método Suzuki na School of Strings, New York, USA, Louise Behrend , Sheila Keats, Maria da Graça Pereira.
Cursos da Pedagogia Dalcroze, The Julliard School, New York-USA com Bob Abramson;
Participação em aulas e Congressos Institut Jaques Dalcroze, Geneve-CH;
Dalcroze Workshops Longy School of Music, Massachusetts, USA com Lisa Parker;
Dalcroze Workshops at Carnegie Mellon University, Pittsburg, Pennsylvania-USA, com Marta Sanchez.
Cursos com Iramar Rodrigues, professor do Instituto Jaques Dalcroze, Genebra, realizados em São Paulo, Brasil e em Genebra, CH.
Tradutora do livro Jogos Rítmicos para Cognição e Percepção, de Robert Abramson.
Curso de música presencial ou online
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