Tecnologia X Música. De que maneira estimulamos os nossos filhos hoje?

A tecnologia ajuda a todos. Mas, em quê ela ajuda as nossas crianças, o seu desenvolvimento como um todo?

Não existe nenhuma dúvida, que o uso apropriado da internet, que o acesso a tudo que ela nos proporciona em termos de informações e conteúdo de valor, possa nos agregar conhecimento e informações atualizadas. Mas quanto à ajudar o desenvolvimento infantil de forma abrangente, o desenvolvimento sócio-emocional, assim como o desenvolvimento neuromotor, o raciocínio lógico, a sensibilidade, a disciplina, a vontade e muitas habilidades que dependem de estímulos, o computador não ajudará os nossos filhos, as nossas crianças.

Ao passo que se agregarmos à educação de nossos filhos, o estudo musical, eles poderão criar amor pela música e desenvolverem-se através da educação musical bem dirigida: com o desenvolvimento auditivo, o uso da rítmica e do movimento, a formação da criança pensada de forma integral para o indivíduo.

O que os nossos filhos se tornarão quando crescerem, depende em grande parte do que nós – como pais – proporcionarmos a eles e os incentivarmos na infância, especialmente os hábitos e os desejos que despertarmos. As crianças até uma certa idade, não têm controle sobre o que aprendem, quais cursos devem fazer ou as aulas que devem assistir para desenvolve-los ou adquirir novos e válidos conhecimentos. Cabe aos pais saberem o que é bom, e proporcionar o que existe de melhor à eles dentro das suas possibilidades.

O escritor David Bueno Torrens, no livro “Cerebroflexia, a arte de construir o cérebro”, afirma: “As novas tecnologias fazem com que as pessoas tenham menos conexões na área de gerenciamento da memória do cérebro, porque parte dessa função foi terceirizada para os dispositivos digitais: poucos sequer lembram o numero do telefone dos amigos.” Uma afirmação destas com certeza nos faz parar e pensar um pouco mais sobre o que estamos fazendo ao deixarmos os nossos filhos em frente aos computadores, mais do que deveriam.

Em contra-partida, tenho afirmado em outros momentos, que o treinamento musical ajuda à todos, e à todas as idades. Recentemente falei aqui sobre como a nossa memória pode ser beneficiada com o estudo musical, durante toda uma vida, até chegarmos à terceira idade, e inclusive quando estamos com a nossa idade avançada.

O impacto das novas tecnologias em nossas vidas é tão grande que é impossível vivermos sem ela. E alguns estudos hoje nos mostram que se queremos filhos inteligentes, devemos ter cuidado com o uso desenfreado de novas tecnologias. Mas como equilibrar todas estas afirmações em um momento como este? Em que por força das circunstâncias, a educação online ganha força, e parece ser um recurso obrigatório em nossos dias.

Parece que a chave mestra para ajudar o desenvolvimento da inteligência e da criança do ponto de vista global, é a música, e especificamente, tocar um instrumento. O fato de introduzir uma criança no aprendizado de tocar um instrumento musical leva à um aumento perceptível em seu quociente de inteligência – QI. É o que nos falam inúmeras pesquisas com resultados que têm mostrado que tocar um instrumento musical pode aumentar as habilidades cognitivas, aumentando a concentração e a atividade cerebral, além de obter prazer e bem-estar derivados da música. Sem dúvida, estudar música, tocar uma instrumento pode ser a melhor contribuição que os pais podem dar para estimular a inteligência, a criatividade, e outras tantas habilidades, além da sensibilidade e do desenvolvimento global da criança.

Por Clises Marie Carvajal Mulatti: tradutora do livro Jogos Rítmicos para Cognição e Percepção, de Robert Abramson. Professora de Piano, Piano Suzuki, Curso de Jogos e brincadeiras musicais e Diretora da Tom sobre Tom – Escola de Música, que completa neste ano de 2023, 27 anos de atividades em Pinheiros, São Paulo, Brasil.